terça-feira, 26 de julho de 2011

Análise de música

Hoje eu quero analisar junto com você a letra de uma música que já foi bastante tocada em nossas igrejas. Confesso que por não observar direito, cheguei até cantar muitas vezes junto com um grupo de jovens que tínhamos em nossa igreja há algum tempo atrás.
Antes de mais nada, quero deixar claro que esta análise é minha, pessoal, ninguém é obrigado a concordar com ela.
Trata-se da música "Os sonhos de Deus" da cantora Ludmila Ferber.

Se tentaram matar os teus sonhos,
Sufocando o teu coração.
Se jogaram você numa cova
E ferido, perdeu a visão
Não desista, não pare de crer
Os sonhos de Deus, jamais vão morrer,
Não desista não pare de lutar,
Não pare de adorar,
Levanta teus olhos e vê
Deus está restaurando os teus sonhos
E a tua visão!
Recebe a cura, recebe a unção!
Unção de ousadia, unção de conquista,
Unção de multiplicação.

Vamos começar essa análise, já pelo título da música "Os sonhos de Deus".
Mary Schultze, no seu artigo "Por acaso Deus sonha?", publicado no site informativo Batista, em determinado trecho ela diz: "Ora, Deus não dorme, e como ele é um Deus onipotente, onipresente e onisciente, e Sua palavra já contém tudo o que devemos saber e tudo o que vai acontecer no mundo. Então, com o que iria Ele sonhar? Nem mesmo a mais elástica tentativa de antropoformismo poderia afirmar que Deus sonha."
Eu concordo com este pensamento. Os sonhos são atributos humanos e afirmar que Deus sonha, uma vez que Deus é espírito, no mínimo vai acabar criando um choque de idéias ou teorias.
Mas vamos agora analisar a letra da música.
A primeira linha da música diz: "Se tentaram matar os teus sonhos..." mais à frente a letra diz "... Os sonhos de Deus jamais vão morrer...", afinal os sonhos são meus ou são de Deus? Está incoerente, não está certo. Em outro trecho ela diz: "...Deus está restaurando os teus sonhos...", o que deixa claro que ela não fala dos sonhos de Deus, está falando dos meus sonhos, quer dizer, não há concordância com o título da música. É um erro.
Em outro trecho a música diz: "...Não desista, não pare de lutar, não pare de adorar...".
Eu entendo que aí há um incentivo à adoração por interesse. Continue lutando, continue adorando pois Deus está restaurando teu sonho e a tua visão. Sabemos que a adoração é desprovida de qualquer tipo de interesse, pois adoramos à Deus simplesmente pelo que Ele é, independentemente da situação em que estamos. Tomemos por exemplo a vida de Jó. Sabemos da díficil situação em que ele estava, com notícias ruins chegando de todos os lados, num determinado momento ele rasga suas veste, raspa sua cabeça se prostra diante de Deus e o Adora (Jó. 1.1-22). Em nenhum momento na história de Jó, o encontramos adorando a Deus por interesse.
Em outra passagem da Bíblia em João capitulo 4, quando Jesus dá uma verdadeira aula de adoração para a mulher samaritana, Ele afirma categoricamente que Deus está a procura daqueles que adoram o Pai em espírito e em verdade, e não daqueles que adoram esperando receber alguma coisa em troca. Adoração é entrega e não um ato de troca.
No refrão da música, na parte final a autora enumera três tipos de unção:
- Unção de ousadia;
- Unção de conquista;
- Unção de multiplicação.
Aí é que está a pior parte. Eu só queria saber onde é que está escrito na Bíblia que existem tipos de unção.
Unção significa, separação. Infelizmente esta palavra tem sido de certa forma banalizada no meio evangélico, por alguns que querem defender certas idéias, e o que surge de unção por aí é uma enormidade, infelizmente.
Acho que a autora da música, canta muito bem, tem até outras músicas muito bonitas, mas na minha concepção nesta, ela deu uma vacilada.
Antes de cantar qualquer música, leia a letra da música, analise à luz da Bíblia, assim você terá a certeza de que não estará cantando um monte de besteira.