terça-feira, 2 de agosto de 2011

Jesus, a Rosa de Sarom e o Lírio dos vales?

Há pouco tempo atrás eu estava lendo o livro "A Bíblia não diz! Lendo a Bíblia com mais atenção" de autoria do meu amigo o Pastor Antônio Evangelista. Neste livro o autor esclarece alguns chavões ou expressões que usamos constantemente e também corrige alguns erros que frequentemente cometemos por uma interpretação errada das sagradas escrituras.
Pois bem, no meio da leitura algo me chamou a atenção. Está escrito assim no referido livro:
"A Bíblia não diz que Jesus é a Rosa de Sarom". Confesso que até me assustei no momento, pois esta é uma expressão bastante comum em nosso meio e muitas vezes cantamos hinos que afirmam explicitamente que Jesus é a Rosa de Sarom, o Lírio dos vales, enfim.
Cito aqui alguns exemplos:
- Soberano (Raiz Coral), o refrão diz assim: "Soberano, Rei e Senhor, Pai eterno, meu criador, Rosa de Sarom, Estrela da manhã, El-Shaday, Adonai, El-Elion, Rei dos Reis!"
- Hino 196 da Harpa Cristã, primeira estrofe: "Já achei uma flor gloriosa e quem deseja a mesma terá, a Rosa de Sarom gloriosa, entre mil mais beleza terá..."
- Hino 344 da Harpa Cristã, primeira estrofe: "Entre os Lírios, no meio dos vales, está um amigo que é caro pra mim. Quero segui-lo isento dos males, ve-lo no céu com os anjos enfim."
-Rosa Vermelha (Luiz de Carvalho), refrão: "Jesus é o Lírio do vales, Rosa de Sarom, até seus espinhos são marcas de amor...".
Poderia citar aqui outros exemplos, mas, vamos ficar nestes mais conhecidos.
Pois bem, voltando à explicação do meu querido amigo, fui levado ao Livro de Cantares de Salomão 2.1 e ali está a explicação de forma muito nítida.
Sabemos que o livro de Cantares narra um lindo romance e foi escrito em forma de versos, onde em alguns momentos são descritas as falas do noivo e em outros momentos as falas da noiva. Sabemos também que o noivo tipifica o Senhor Jesus e a noiva em questão tipifica a noiva. Exatamente no versículo mencionado (2.1) é a fala da noiva dizendo: "Eu sou a Rosa de Sarom, o Lírio dos vales". Neste momento a noiva está se comparando à belíssima região de Sarom, que é uma planície localizada entre o sul do Monte Carmelo e Jope, cujo solo era coberto de lírios e flores exóticas.
Ora se é uma fala da noiva e a mesma representa a igreja, jamais poderíamos colocar Jesus como sendo a Rosa de Sarom e o Lírio dos Vales, pois não é isso que diz a Bíblia Sagrada.
Vemos que é um erro clássico de interpretação, que vem de muito tempo atrás, por falta de uma observação mais minuciosa na hora de escrever a letra da música.
Vamos tomar mais cuidado, vamos observar melhor o que estamos cantando.

Se você não conhece, precisa conhecer...

Antes de mais nada quero aqui fazer um pequeno esclarecimento.
Você vai notar que nas minhas dicas anteriores eu já fui do atualíssimo Paulo César Baruk ao antiquíssimo Otoniel e Oziel. Acontece que eu não vou ficar atrelado a um estilo musical, eu quero sim mostrar trabalhos que marcaram época, que fizeram história e que de alguma maneira têm algo a acrescentar em termos de musicalidade e espiritualidade, independentemente da época em que o trabalho foi feito. Agindo assim eu acredito que estarei dando a minha contribuição para a música evangélica como um todo. Feito este registro, vamos para o nosso assunto de hoje.
Quero falar a respeito de um disco que provavelmente seja o maior clássico da música evangélica brasileira. Estou falando do LP "Cem Ovelhas" de Ozéias de Paula.




Este disco foi gravado no ano de 1973, é o terceiro de sua carreira e por incrível que pareça, ele é vendido até hoje. Considero este trabalho um dos mais importantes da música evangélica nacional, pois quem é da década de 70/80 vai se lembrar que era díficil um lar cristão brasileiro que não tivesse um exemplar deste LP.




Os arranjos são bem simples com o uso de poucos instrumentos: guitarra, órgão, baixo, bateria (bem discreta), obóe em algumas músicas. O mais marcante é a interpretação do Ozéias de Paula, magistral, a mais bela de toda a sua carreira.




Eu poderia aqui comentar todas as músicas deste trabalho, mas vou destacar apenas três:

- Cem Ovelhas. Eu não acredito que exista algum cristão brasileiro com mais de 35 anos que não tenha ouvido pelo menos uma vez na vida esta música. Tem uma letra muito simples, um ritmo muito marcante, que acabou caindo no gosto popular de uma forma inacreditável. Essa música é fácil para tocar, para cantar, para decorar, no entanto não fica devendo em nada em termos de mensagem e espiritualidade.
- Hoje sou feliz. A letra desta música é belíssima, retrata a história de alguém que por muito tempo viveu uma vida triste e de incertezas, mas que alcança uma transformação radical no momento em que encontra a Jesus. O refrão é muito marcante: "Hoje sou feliz, com Jesus ao meu lado, caminhando vou dizendo: Meu Senhor, muito obrigado!". Inesquecível.
- Eu te amo. Uma beliíssima declaração de amor ao Senhor Jesus. O autor da música (Edson Coelho), estava inspiradíssimo quando compôs este clássico, pois ele usa alí comparações lindas para expressar o seu amor ao nosso Senhor Jesus. Linda música.
É isso, esse é um clássico, e, por conseguinte, mesmo que você não goste, se você não conhece, precisa cohecer...