terça-feira, 2 de agosto de 2011

Se você não conhece, precisa conhecer...

Antes de mais nada quero aqui fazer um pequeno esclarecimento.
Você vai notar que nas minhas dicas anteriores eu já fui do atualíssimo Paulo César Baruk ao antiquíssimo Otoniel e Oziel. Acontece que eu não vou ficar atrelado a um estilo musical, eu quero sim mostrar trabalhos que marcaram época, que fizeram história e que de alguma maneira têm algo a acrescentar em termos de musicalidade e espiritualidade, independentemente da época em que o trabalho foi feito. Agindo assim eu acredito que estarei dando a minha contribuição para a música evangélica como um todo. Feito este registro, vamos para o nosso assunto de hoje.
Quero falar a respeito de um disco que provavelmente seja o maior clássico da música evangélica brasileira. Estou falando do LP "Cem Ovelhas" de Ozéias de Paula.




Este disco foi gravado no ano de 1973, é o terceiro de sua carreira e por incrível que pareça, ele é vendido até hoje. Considero este trabalho um dos mais importantes da música evangélica nacional, pois quem é da década de 70/80 vai se lembrar que era díficil um lar cristão brasileiro que não tivesse um exemplar deste LP.




Os arranjos são bem simples com o uso de poucos instrumentos: guitarra, órgão, baixo, bateria (bem discreta), obóe em algumas músicas. O mais marcante é a interpretação do Ozéias de Paula, magistral, a mais bela de toda a sua carreira.




Eu poderia aqui comentar todas as músicas deste trabalho, mas vou destacar apenas três:

- Cem Ovelhas. Eu não acredito que exista algum cristão brasileiro com mais de 35 anos que não tenha ouvido pelo menos uma vez na vida esta música. Tem uma letra muito simples, um ritmo muito marcante, que acabou caindo no gosto popular de uma forma inacreditável. Essa música é fácil para tocar, para cantar, para decorar, no entanto não fica devendo em nada em termos de mensagem e espiritualidade.
- Hoje sou feliz. A letra desta música é belíssima, retrata a história de alguém que por muito tempo viveu uma vida triste e de incertezas, mas que alcança uma transformação radical no momento em que encontra a Jesus. O refrão é muito marcante: "Hoje sou feliz, com Jesus ao meu lado, caminhando vou dizendo: Meu Senhor, muito obrigado!". Inesquecível.
- Eu te amo. Uma beliíssima declaração de amor ao Senhor Jesus. O autor da música (Edson Coelho), estava inspiradíssimo quando compôs este clássico, pois ele usa alí comparações lindas para expressar o seu amor ao nosso Senhor Jesus. Linda música.
É isso, esse é um clássico, e, por conseguinte, mesmo que você não goste, se você não conhece, precisa cohecer...

Nenhum comentário: