sexta-feira, 30 de dezembro de 2011

Dai-lhes, vós de comer!

Há pouco tempo atrás eu estava conversando com os meus queridos amigos do grupo de louvor da Igreja Batista de Vinhedo. Falávamos sobre a postura de alguns irmãos em nossas igrejas no momento do louvor, de adoração à Deus.
Infelizmente temos notado que a frieza tem tomado conta de muitas vidas, e, muitas vezes, em nossos cultos, acabamos vendo cenas lamentáveis de pessoas parecem estar em qualquer lugar, menos na presença de Deus. É comum assistirmos cultos mecânicos, mornos, e, pasmem, chatos, em muitos lugares.
No dia em que falávamos sobre isso, Deus colocou uma palavra no meu coração que eu quero compartilhar aqui.
Em Mt. 24.12 diz: "E, por se multiplicar a iniquidade, o amor de muitos esfriará."
O cumprimento desta profecia, deu-se em nosso tempo. A igreja está passando por uma fase de frieza espiritual como não se tem notícia há muito tempo. Diante deste quadro, muitos tem tentado passar uma falsa ideia de que tudo está bem, apresentando uma forma mais "light" de servir à Deus, com teorias que tem desagradado a muitos cristãos verdadeiros. Li outro dia numa revista secular, com bastante desgosto que já temos no Brasil uma parcela de cristãos que se intitulam de "evangélicos não praticantes" , enfim, a falta de compromisso das pessoas para com a essência da palavra é algo que está se expandindo muito em nossa nação.
Não faz muito tempo eu ouvi o Pastor norte americano Fred Berry pregando. Em seu sermão ele alertava a igreja brasileira a não cair no mesmo erro que as igrejas americanas caíram, e deixaram o fervor do Espírito Santo de lado e se apegaram às coisas materiais. Hoje a igreja norte americana, clama por um avivamento. Pelo que vejo não estamos muito longe disso.
O nosso povo tem fome. Fome da Palavra de Deus. Infelizmente só temos oferecido "enlatados", "comida requentada" e até mesmo "restos" para este povo.
E a ordem do Senhor ainda ressoa em nossos ouvidos: "Dai-lhes, vós de comer!".
Abordando nosso assunto, a música, você que trabalha com o louvor em sua igreja, pare um pouco, pense e análise o quanto é difícil organizar um repertório para o culto, não é verdade?. Muitas vezes nos deparamos com muitas músicas que simplesmente não louvam a Deus, mas que apenas defendem a doutrina de prosperidade, nos mandam determinar a vitória a qualquer custo, e nos levando a esquecer até mesmo da vontade soberana de Deus em nossas vidas. De algum tempo para cá a temática de nossas músicas é só esta. Repito: nosso povo precisa de uma comida de mais qualidade.
Quando eu falo de qualidade, falo de adoração, de louvor genuíno, de oração e agradecimento. O restante (a vitória, a prosperidade, etc) é consequência, segundo os ensinos do próprio Jesus Cristo: "Mas, buscai primeiro o reino de Deus, e a sua justiça, e todas estas coisas vos serão acrescentadas." Mt. 6.33.
Essa tarefa de dar de comer ao nosso povo, cabe a nós que labutamos na obra do Senhor, seja no ensino da Palavra, ou até mesmo nos cânticos de louvor, pois, quando cantamos estamos também transmitindo uma mensagem, portanto é de suma importância observarmos que tipo de comida estamos oferecendo àqueles que estão à nossa volta e que estão com tanta fome da palavra de Deus.

Abraço

Ezequiel Amaral




Uma singela homenagem a um grande homem

Olá,
Saudações!

Primeiramente quero desculpar-me pela minha ausência. Passei por um período muito difícil, pois perdi meu pai no dia 24/09 e acabei ficando sem inspiração para escrever. Mas agora estou de volta e quero recomeçar fazendo uma singela homenagem àquele que foi o meu grande amigo, meu herói. O meu pai, o Sr. APARECIDO AMARAL.

Meu pai Aparecido e minha mãe Maria Júlia

Ele era um homem, muito simples, reservado, de poucas palavras, mas muito divertido às vezes, muito querido por todos e acima de tudo, de uma honestidade à toda prova.
Infelizmente ele se foi de maneira trágica, pois foi atropelado em uma avenida muito movimentada na cidade de Vinhedo. Era uma quarta-feira e ele saiu de casa para ir ao médico, numa consulta de rotina, ao tentar atravessar a referida avenida, acabou entrando na frente de um carro e foi atropelado. Foi socorrido, levado à UTI, estava lúcido, conversando, recebeu a visita da minha mãe e dos meus irmãos.
Como só eram permitida a entrada de duas pessoas na UTI, eu fui no dia seguinte visitá-lo juntamente com a minha irmã. Lá chegando, ele nos reconheceu prontamente, conversou, parecia que tudo estava bem. No final da visita ele nos abençoou e suas últimas palavras para nós foram essas: "No final tudo vai dar certo!". Parece que ele sabia que estava chegando sua hora.
No dia seguinte ele entrou em coma e no sábado, faleceu.
Ficou a saudade, mas não a tristeza. Ficou a certeza de que ele está descansando e aguardando o toque da trombeta. Resta-nos a esperança de encontrá-lo na glória, para isso temos que nos inspirar em seu exemplo de fidelidade, de zelo, humildade e alegria em servir à Deus.
Finalizo, com o hino da Harpa cristã que ele mais gostava, o hino 33, "Com sua mão, segura bem a minha".

Abraço

Ezequiel Amaral