segunda-feira, 24 de maio de 2010

O Pai procura verdadeiros adoradores

"Mas a hora vem, e agora é, em que os verdadeiros adoradores adorarão o Pai em espírito e em verdade, porque o Pai procura a tais que asim o adorem." Jo. 4.23
Esta é uma passagem maravilhosa da Bíblia Sagrada, onde podemos aprender muita coisa com o Senhor Jesus. No versículo 4 deste mesmo capítulo diz que "era necessário passar por Samaria". Se pararmos para pensar e fizermos uma analogia deste momento, poderemos listar muita coisa à respeito desta necessidade de passar por Samaria. Mas quero aqui acreditar era necessário que Jesus passasse por aquele lugar para nos dar uma aula sobre ADORAÇÃO. Infelizmente temos visto a igreja evangélica brasileira, numa verdadeira disputa para ver quem adora melhor, ou mesmo, quem sabe adorar. Vivemos um momento muito triste, pois essa "disputa", tem causado muita discórdia, muito falatório e até mesmo divisão e julgamentos precipitados.
Voltando para o texto bíblico em questão, podemos ver que o Senhor Jesus deixou ali registrado uma lição muito simples e maravilhosa do que é a verdadeira adoração. Para isso Ele deixou resposta para 3 perguntas importantes que explicam o que é adoração.
1) Porque adorar?
Porque é mandamento bíblico (Mt. 4.10) e também porque o Pai procura os verdadeiros adoradores (Jo. 4.23). Se o Pai está procurando adoradores, logo entendemos que está em falta, e se está em falta surge a necessidade. Quando adoramos à Deus de todo nosso coração, os maiores beneficiados somos nós mesmos, pois quando adoramos, Deus derrama sobre nós toda sorte de bençãos.
2) Onde adorar?
A mulher samaritana queria muito saber se o lugar correto de adorar seria no monte Gerezim ou em Jerusalém, mas o Senhor, deixa muito claro para ela que não interessa o lugar, mas a atitude do adorador. Isso nos leva a entender que devemos adorar ao Senhor onde estivermos, seja em casa, no trabalho, na escola, na rua, na igreja, etc.
3) Como adorar?
É justamente este ponto que tem sido o motivo da grande "disputa", que infelizmente temos presenciado ultimamente. É "adoração extravagante" de um lado, "adoração apaixonada" de outro lado, "unção" para um monte de coisa misturada nisso tudo, enfim, estão querendo complicar demais o que é muito simples. Jesus não pediu e nem ensinou nada disso em suas sábias palavras. Ele simplesmente explicou que a verdadeira adoração vem do homem espiritual, e que importa que os que adoram o Pai, adorem em espírito e em verdade. Essas palavras nos fazem entender que adoração não é simplesmente cantar com cara de santarrão e muitas vezes até com lágrimas no culto de domingo à noite na igreja. Adoração é muito mais que isso. É um estilo de vida. Todas as atitudes do verdadeiro adorador, glorificam o nome do Senhor, isto sim é importante. Nisto vemos como ó evangelho é simples.
Querido, vamos viver um evangelho simples e genuíno. Não vamos querer ensinar o que Jesus não ensinou, não vamos querer inventar coisas que Jesus não inventou. Vamos simplesmente adorar à Deus pelo que Ele é. Mas adore com sinceridade, lembrando que adorar cantando é simplesmente um pequeno detalhe, o mais importante é a sua retidão e a sua fidelidade para com Deus.
Existe um velho ditado que diz assim: "Tudo o que é demais, sobra".
Portanto, tudo o que é extravagante, é demais, logo, sobra, e, se sobra é perigoso estragar.
Pense nisso na próxima vez que você for adorar a Deus.
Que Deus continue te abençoando.
Abraço fraternal.
Ezequiel Amaral

Nenhum comentário: