terça-feira, 2 de agosto de 2011

Jesus, a Rosa de Sarom e o Lírio dos vales?

Há pouco tempo atrás eu estava lendo o livro "A Bíblia não diz! Lendo a Bíblia com mais atenção" de autoria do meu amigo o Pastor Antônio Evangelista. Neste livro o autor esclarece alguns chavões ou expressões que usamos constantemente e também corrige alguns erros que frequentemente cometemos por uma interpretação errada das sagradas escrituras.
Pois bem, no meio da leitura algo me chamou a atenção. Está escrito assim no referido livro:
"A Bíblia não diz que Jesus é a Rosa de Sarom". Confesso que até me assustei no momento, pois esta é uma expressão bastante comum em nosso meio e muitas vezes cantamos hinos que afirmam explicitamente que Jesus é a Rosa de Sarom, o Lírio dos vales, enfim.
Cito aqui alguns exemplos:
- Soberano (Raiz Coral), o refrão diz assim: "Soberano, Rei e Senhor, Pai eterno, meu criador, Rosa de Sarom, Estrela da manhã, El-Shaday, Adonai, El-Elion, Rei dos Reis!"
- Hino 196 da Harpa Cristã, primeira estrofe: "Já achei uma flor gloriosa e quem deseja a mesma terá, a Rosa de Sarom gloriosa, entre mil mais beleza terá..."
- Hino 344 da Harpa Cristã, primeira estrofe: "Entre os Lírios, no meio dos vales, está um amigo que é caro pra mim. Quero segui-lo isento dos males, ve-lo no céu com os anjos enfim."
-Rosa Vermelha (Luiz de Carvalho), refrão: "Jesus é o Lírio do vales, Rosa de Sarom, até seus espinhos são marcas de amor...".
Poderia citar aqui outros exemplos, mas, vamos ficar nestes mais conhecidos.
Pois bem, voltando à explicação do meu querido amigo, fui levado ao Livro de Cantares de Salomão 2.1 e ali está a explicação de forma muito nítida.
Sabemos que o livro de Cantares narra um lindo romance e foi escrito em forma de versos, onde em alguns momentos são descritas as falas do noivo e em outros momentos as falas da noiva. Sabemos também que o noivo tipifica o Senhor Jesus e a noiva em questão tipifica a noiva. Exatamente no versículo mencionado (2.1) é a fala da noiva dizendo: "Eu sou a Rosa de Sarom, o Lírio dos vales". Neste momento a noiva está se comparando à belíssima região de Sarom, que é uma planície localizada entre o sul do Monte Carmelo e Jope, cujo solo era coberto de lírios e flores exóticas.
Ora se é uma fala da noiva e a mesma representa a igreja, jamais poderíamos colocar Jesus como sendo a Rosa de Sarom e o Lírio dos Vales, pois não é isso que diz a Bíblia Sagrada.
Vemos que é um erro clássico de interpretação, que vem de muito tempo atrás, por falta de uma observação mais minuciosa na hora de escrever a letra da música.
Vamos tomar mais cuidado, vamos observar melhor o que estamos cantando.

Um comentário:

Raul Franco disse...

Ótimo post meu amigo, que Deus continue abençoando a ti, e que possamos realmente compreender o que estamos louvando. Só assim podemos louvar com o coração aberto para Cristo, e assim obter uma música de qualidade.