terça-feira, 20 de março de 2012

Se você não conhece, precisa conhecer...


Vou apresentar um dos discos mais importantes que já foi lançado no segmento evangélico.
Este trabalho foi lançado no ano de 1983, pela gravadora Barclay.
Estou falando do disco "Tens", do renomado cantor Ozéias de Paula.


Trata-se de um divisor de águas na carreira deste cantor, que é uma das mais importantes vozes do meio cristão evangélico. Depois de lançar o megasucesso "Cem ovelhas", ele veio produzindo bons trabalhos ao longo dos anos, na década de 70 e meados da década de 80, tais como: "Entrei no templo", "Paz na Terra", "O amor é tudo", "Dependo de Jesus" e tantos outros. A grande verdade é que o povo já ficava esperando pelo próximo trabalho do Ozéias, fosse ele bom ou ruim, tal era a sua fama.
Mas, chegou o ano de 1983, e foi lançado o "Tens".
Digo que é um dos mais importantes trabalhos, não só por causa do repertório, com canções de Edison Coelho, que é um primor, mas também e principalmente pela parte instrumental que é algo à parte, para ser estudado.
Ozéias de Paula, como já disse lançava um LP por ano, as músicas eram belas mas a parte instrumental era muito simples, o que acabava valorizando e fazendo sobressair mais a voz do cantor.
Mas neste trabalho foi diferente. Os arranjos ficaram a cargo do Maestro Misael Passos e ele "abusou". A orquestração ficou a cargo dos componentes da Orquestra Sinfônica Municipal de Campinas. a arregimentação do disco é perfeita.
Tudo contribuiu para que o disco se tornasse uma verdadeira obra-prima.
Foi difícil escolher, mas separei três faixas para comentar:

- "Tens". Música que dá título ao trabalho. Trata-se de uma das mais belas poesias que eu já ouvi nesta vida. O autor estava inspirado no dia que compôs esta música:
"Tens a beleza da cor e a ternura das aves, tens a pureza da flor de perfumes suaves, tens o aroma singelo que passa sem pressa, tens em Tuas mãos a palavra de ricas promessas, tens...
Tens em Tuas mãos uma mina de ricos tesouros, mais preciosos que a prata, mais rico que o ouro, tens a vitória na morte, tens o segredo da vida, e ó Tú És meu Deus!"
Pessoal que letra é essa? que coisa linda, inspirada! Só sendo muito insensível para ouvir isso e não se emocionar.
Outra coisa nesta música é o grau de dificuldade para executar e cantar. Não é qualquer um que toca ou canta essa música com perfeição.


- "Amai-vos". Outra pérola deste LP. Além da letra belíssima, o arranjador acertou em cheio ao colocar um interlúdio com dois violões tocando, o que é simplesmente maravilhoso. Tenho que destacar também a interpretação do cantor que é espetacular. Ele se esmerou e acertou em cheio. Muito linda essa música.


- "Dai glória a Deus". Uma das minhas preferidas. Não tem como ouvir esta música e não sentir vontade de dar glória a Deus, como o autor está pedindo. Ao ouvi-la preste atenção nos detalhes do arranjo, na dinâmica da música, tudo se encaixa perfeitamente e o resultado...
Só você ouvindo para analisar.


Pode ser que muita gente vai discordar da minha análise deste trabalho. Mas se eu pudesse resumir numa palavra o que eu acho deste disco eu diria: Fantástico!
Olha, não leve a mal o que eu vou dizer agora, mas eu gosto tanto deste trabalho, que se me fosse dada a oportunidade de escolher, seria o disco que eu gostaria de ter gravado. (Quanta pretensão da minha parte, não é? rsrsrsrs).

Abraço

Ezequiel

2 comentários:

Jack.... disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Anônimo disse...

De fato este disco é artisticamente excelente, no entanto só acho que irmão trocou a data de lançamento, que segundo se vê no site oficial do cantor é 1985 e a gravadora é a BMG ARIOLA, a primeira gravadora no Brasil a produzir um LP evangélico, por isso que esse disco é record de vendas, mas o seu comentário é excelente. Eu pesquiso curiosidades de Oseas, pois sou fã e aprendi muito com este post.